São Tomé e Príncipe, um dos destinos mais desejados para umas férias, situa-se no Golfo da Guiné e é um arquipélago com ilhas vulcânicas atravessadas pela linha do Equador, entre os hemisférios norte e sul. Destas, destacam-se as duas principais: São Tomé, a mais populosa e onde está situada a capital com o mesmo nome, e Príncipe, considerada a mais próxima do continente.
Entre as ilhas principais e os vários ilhéus em redor de ambas, São Tomé e Príncipe revela-se um país de enorme beleza natural que desperta facilmente a nossa curiosidade.
E a melhor altura para ir é…
Quando quiser ou não estivéssemos no Equador, onde o clima é quente e húmido de acordo com algumas alturas do ano. Se o calor predomina entre dezembro e fevereiro, já entre março e julho surgem algumas chuvas, enquanto agosto e dezembro são marcados por dias de céu nublado, embora com ausência de chuvas. É o chamado clima equatorial, onde as diferentes altitudes provocam microclimas.

Em São Tomé e Príncipe fala-se…
Português, ou pelo menos é falado por cerca de 95% do povo são-tomense, a par dos três crioulos e outros dialetos de línguas africanas. A presença da língua portuguesa deve-se à chegada dos navegadores portugueses em 1479 e consequente colonização até1975, ano que marca a independência.

O melhor de viajar é…
Conhecer pessoas genuínas durante as viagens por outros países e culturas, sendo que São Tomé e Príncipe é exímio nessa “arte” de expressar simpatia. Trata-se de um povo sempre disponível para conversar, partilhar a sua forma descontraída de viver ou até mesmo para receber os visitantes sempre com um sorriso no rosto.

As praias de sonho estão…
Em ambas as ilhas principais. Na ilha de São Tomé encontra-se a “Lagoa Azul”, uma praia com pedras, água translúcida e boas temperaturas. Um lugar muito especial que nos transporta para a tranquilidade.


Já na Ilha do Príncipe encontram-se as fabulosas praias que surgem nos “postais” do país, tais como Praia Banana, Praia Boi, Praia Bombom, Praia de Santa Rita e outras mais, que decerto irá descobrir pessoalmente.
Ilhéu das Rolas ou no “Meio do Mundo”
Para além da Ilha de São Tomé ser perfeita para mergulhar nas praias ou desfrutar das paisagens naturais, é também no extremo da zona sul que se encontra o famoso Ilhéu das Rolas. Um lugar que tem a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador, de tal forma que é possível ter um pé em cada hemisfério, norte e sul.

São Tomé e a Floresta da Bruma
Que São Tomé e Príncipe é uma espécie de parque natural gigante com uma das maiores florestas de África, já sabíamos. Mas desconhecíamos que na aproximação ao cume do Pico de São Tomé haveria uma floresta a 1.800 metros de altitude, na maioria dos dias encoberta por nevoeiros, daí o seu nome: Floresta da Bruma.

Porém, a Ilha do Príncipe também é conhecida pela preservação de espécies endémicas da sua floresta, onde é possível fazer grandes caminhadas.
Aproveitando que estamos numa de curiosidades, queremos apenas partilhar que foi nesta ilha que Albert Einstein comprovou a Teoria da Relatividade, no ano de 1919.

Roças de São Tomé e Príncipe
Sempre que se menciona São Tomé e Príncipe, torna-se inevitável referir as cerca de 150 Roças existentes só na Ilha de São Tomé. Roças são antigas plantações de café, cacau e ainda coco. Algumas têm-se mantido em bom estado de conservação, outras nem por isso, mas todas elas merecem a oportunidade de serem visitadas e dar a conhecer as histórias por detrás destas fazendas.

Curioso por ir a São Tomé e Príncipe?
Esperamos que os estímulos para novas experiências, possibilidades e emoções, enquanto viajantes, tenham ficado bem aguçados.
Todas estas curiosidades estão integradas nos nossos tours Norte, Sul, Centro e City. Reserve já connosco o seu inesquecível passeio nas ilhas.
Contacte-nos através:
danilo.tour.rentacar@gmail.com
+239 9957446